Como Criar Tirinhas: Iniciando, Periodicidade e Tema

Olá, eu sou o Jrol Lima, ilustrador e criador do Dobradinha Comics e hoje eu começarei uma série ensinando você a criar um website de tirinhas, explicando coisas que você raramente vê por aí. Vamos lá?

A VERDADE!

Minha primeira tirinha no Dobradinha Comics e meu desenho vergonhoso
A realidade é que isso não será fácil. Esse é um trabalho que exigirá dedicação, esforço e estudo constante. Criar um webcomic é trabalhoso, vai tomar bastante do seu tempo e talvez não lhe dará o retorno que você espera… Principalmente se você não o tratá-lo com seriedade. Lembre-se que existem milhares de sites iguais ao seu, e você não triunfará sendo medíocre.
Dito isso, chegamos ao primeiro passo:

PERIODICIDADE!

Não importa quanto tempo leve, desde que você faça direito
Você precisa fazer o seu melhor, contudo é necessário pensar quanto tempo precisa para isso. As opções mais comuns para publicar tirinhas são: diárias, semanais, quinzenais e mensais. Proporcionalmente, quanto menor o tempo entre as publicações, mais trabalho você terá, contudo mais exposição conseguirá.

Um aviso importante agora: se suas tirinhas não forem diárias, coloque um aviso BEM VISÍVEL informando de quanto em quanto tempo sai uma nova (melhor ainda se você colocar datas específicas, como "toda sexta" ou "todo dia 15")! O motivo é bem óbvio: você não quer que os novos visitantes pensem que você abandonou seu site.

Pense bem e faça um teste de quanto tempo leva para concluir um desenho. Aumente esse tempo em mais 30 minutos para finalização (como organizar os quadros, inserir diálogos, marca d’água, etc). Em seguida dobre a somatória desse tempo. Se no final esse tempo for igual ou bem próximo de todo tempo livre que você tem, você precisará aumentar o espaço entre as publicações. Imagine que você tem 3 horas por dia que você acredita que podem ser disponibilizadas para desenhar, mas você leva 2 horas para fazer uma tirinha. Somando 30 minutos e dobrando esse tempo, você terá um final de 5 horas. Isso significa que você não pode fazer um site com desenhos diários, principalmente se você pensar que alguns deles serão mais trabalhosos e terão vários quadros ou exigirão um esforço maior seu.

Também vale lembrar que você pode sempre começar ele com um espaço mais longo entre as publicações (quinzenal por exemplo) e quando você pegar o ritmo, você reduzir esse tempo (para semanal ou diário). No entanto o contrário (aumentar esse espaço de tempo entre as publicações) quase sempre é mal recebido.
Agora que a periodicidade foi definida, vamos seguir para uma das partes mais importantes:

TEMA!

Escolha sabiamente seu tema
Tudo bem, você pode sim ter um site com temas variados, porém tratar de um assunto específico cria uma identidade para sua página e pro seu nome, alem de ajudar a afastar você da multidão de webcomics que existem por aí. Outra vantagem em ter um tema é que isso  gera leitores mais fiéis que voltarão com mais frequência à sua página, pois sabem exatamente o que esperar dela.

Sites de tiras sem temas fixos costumam ter mais visitas únicas, no entanto esse costuma ser um numero flutuante, ou seja, a tirinha de hoje pode ser muito mais popular do que a de ontem exatamente pelo assunto tratado.
No fim, eu vejo muitas vantagens de você abordar um tema específico, mesmo que em alguns momentos você escape dele para abordar outros assuntos, mas aí surge uma questão maior:

COMO ESCOLHER O TEMA PARA SEU TRABALHO?

Você precisará ler bastante para manter-se relevante
Existem duas opções: a simples e a complicada.

A opção simples é você escolher um tema cujo já está familiarizado com. Parece difícil pensar nisso, no entanto eu lhe asseguro que existe sim um assunto que você domina com maestria e entende quase que completamente. Pode ser algo bem banal como um jogo de videogame ou sua área de atuação profissional. Também pode ser uma disciplina escolar, algum esporte que pratique, série que assista ou quadrinho/livro que lê. Qualquer coisa serve, desde que você conheça profundamente esse assunto.

A opção complicada é você escolher um tema que você não domine bem. Talvez você escolha essa opção pelo fato de achar que ela possa gerar mais piadas, mais histórias ou por raramente ser usada como tema em outros websites. Embora ela dê a você maior originalidade ela tem um problema: você precisará estudar bastante.

Tudo bem, em ambos os casos você precisará estudar para manter-se atualizado e renovado, no entanto quando você escolhe um tema que você já domina, isso quer dizer que ele provavelmente faz parte do seu dia-a-dia, então isso quer dizer que você o estudará involuntariamente, entretanto quando você escolhe um assunto fora da sua área, isso requererá pesquisa constante, exatamente para você ter sempre algo novo para escrever sobre, além de não falar besteira sobre o tema escolhido.
Como eu apontei acima, a segunda opção dá maior relevância para seu site, contudo se você não tem muito temo livre para pesquisar e estudar, talvez ela não seja a melhor para você.

Por enquanto é isso. Na próxima semana eu comentarei como criar piadas e como você pode se forçar a ter boas ideias constantemente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como Criar Tirinhas: Personagens, Desenhos e Cores

Como Criar Tirinhas: Ideias, Piadas e Brainstorms

Como Criar Tirinhas: Formato, Compartilhamento e Publicação